quarta-feira, abril 20, 2011

A outra face




Estas tragédias consecutivas que vêm acontecendo ao menos nos fazem refletir sobre a origem da vida, do mundo e as causas de tudo isso. Tá certo, não refletimos sobre porcaria nenhuma. Mas esses dias, lendo uma destas notícias, eu parei pra pensar, e cheguei a uma (talvez) conclusão: todos nós temos o nosso lado bom e nosso lado ruim. O quão óbvio isso é, eu já sei. Mas eu falo do lado bom, do tipo anjinho, e do lado ruim, tipo diabinho. 

Quem nunca teve aquela famosa vontade de "voar no pescoço de alguém" e ficou na sua por justamente ser a coisa certa a fazer? Ou quem sabe aquela vontade imensa de vingança, de revolta, e não o fez em nome do bom senso? Todos nós, sem exceção, temos nosso "lado ruim" que as vezes se manifesta. O que diferencia-nos uns dos outros é quem sabe controlar isto e quem não sabe controlar. Vemos claramente exemplos disso em noticiários de televisão, onde adolescentes que foram provocados por pessoas que não controlam este lado obscuro, tornam-se geralmente, adultos inconformados (pra não dizer revoltados). Toda ação gera uma reação, como já dizia Newton.

David Coimbra falou “eu sofri bullying, você sofreu bullying, e nem por isso matamos ninguém”. Gandhi sofreu muito por defender suas opiniões, e nem por isso ficou lamentando-se. Tinha um auto-controle admirável, e dizia ter encontrado a sintonia da dor: onde ela estava, ele desviava e acabava sorrindo.
Muitas vezes, vemos e convivemos com pessoas que claramente não controlam o "diabinho" que fica no seu ombro esquerdo. Mas pior ainda é quando somos vítimas destas pessoas, que acabam descarregando a sua vontade de serem más em quem não tem nada a ver. Isso lembra um ditado popular, aqueles de avó sabe? "Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas". A origem do ditado é o fato de que o jacaré tem a parte da barriga formada de couro mais fino que o restante do corpo, portanto é sua área mais vulnerável. A parte das costas tem o couro mais grosso e resistente, o que o protege das piranhas. Ou seja, temos que aprender a lidar com este tipo de pessoa, proteger nossos pontos fracos e nos defender com nossos pontos fortes.

Mas também temos a opção de ignorar este tipo de coisa, sendo nós mesmos e isso basta. Claro, não devemos ficar sempre na defensiva, desconfiando de tudo e de todos, pensando em como o mundo é cruel conosco e como as pessoas preocupam-se em piorar nosso dia. Realmente, sempre vão existir pessoas que querem puxar seu tapete, basta fazer dele seu tapete voador. Mais uma vez falamos do equilíbrio: sabendo equilibrar suas energias, boas ou negativas, tudo vai ficar mais fácil. E sem precisar derrubar ninguém pra isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elementares