sexta-feira, julho 06, 2012

Amor de mentirinha


Chega de falar de amor! Somos tão mentirosos a ponto de fingirmos que sabemos o que ele é, o que essa simples palavra de quatro letras realmente representa. Com certeza muito mais do que chamamos de amor atualmente. Nunca mentimos tanto: amamos todo mundo. Amamos a vida, o mundo, o planeta, a pessoa que beijamos na boate na noite passada, a cantora a qual mal conhecemos e que só ouvimos duas músicas de sua autoria. Amamos tanto que nos esquecemos de descobrir o que realmente é o amor. Mas, espera: quem somos nós para termos algum tipo de certeza sobre isto? Quem somos nós para afirmarmos que ele existe e que não é mais um estranho caso de ilusão coletiva?

Quando alguém nos diz “eu te amo” nos sentimos especiais, mesmo sabendo que esta pessoa está mentindo. Há quem diga que não acredita no amor, por pura sensatez ou porque alguém um dia lhe fez sofrer “por amor”. Mas que amor é esse que nos faz querer derrubar o outro? Estamos na época em que queremos status, mídia, fama... Temos um mundo inteiro para conquistar, mas todos o querem para si! Somos a geração do “sou legal, me curte no facebook” e ainda queremos falar de amor.

Não queria fazer deste texto um clichê, daqueles em que, lá pelas tantas, o escritor para e se pergunta: mas afinal, o que é o amor? Porém, não fujo do clichê. Sequer sabemos do que falamos, o que dizemos sentir... Talvez as coisas não sejam assim tão evidentes quando falamos de sentimentos, a verdade é que jamais saberemos isso em nossa insignificante existência. Talvez seja este o propósito do tão falado amor: intrigar-nos a ponto de torná-lo um objetivo.

2 comentários:

  1. Esse não é o seu texto mais atual, mas o começo dele me chamou a atenção: chega de falar de amor! Estava pensando nisso agora pouco. Ao passear pelos blogs, muito mais da metade deles tem pelo menos um texto sobre amor. Fiquei me perguntando porque todos gostam tanto de falar desse sentimento (nem sei se é um sentimento, ou que...), e na verdade, você meio que respondeu a pergunta. A gente quer tanto entender o amor, que precisamos falar sobre. Precisamos entende-lo. Ele, por sua vez, não quer saber de ficar fora das nossas vidas... É...
    Lindo texto! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente esse pensamento que eu tive.. Todos falam tanto, mas na hora de demonstrá-lo, deixam a desejar. Isso tudo talvez porque ainda não temos capacidade suficiente para compreender um sentimento de tamanha complexidade. Muito obrigada, volte sempre! Beijos.

    ResponderExcluir

Elementares