segunda-feira, janeiro 14, 2013

Educação e atitude



Após assistir a esse vídeo, fiquei por um bom tempo sem palavras. Foi uma atitude não apenas digna, mas acima de tudo, HUMANA. Assim que a apresentadora Jennifer Livingston acabou de falar, eu só conseguia pensar em quantas pessoas ela podia estar ajudando com a atitude dela. Todos nós sabemos, não somos alienados: milhares de crianças sofrem bullying em suas escolas. São incontáveis os casos, e as consequências são as mais diversas. Porém, nós apenas sabemos disso. Adultos, em sua grande maioria, compreendem a situação traumática que uma criança passa na escola quando é submetida a este tipo de comportamento dos seus colegas, porém muitos desses adultos se sentem incapazes de fazer algo que possa ajudar. E, ao sentirem-se incapazes, pensam que apenas sua indignação já conta como uma ajuda, e diante disso omitem-se.

Contudo, você já parou para pensar em como você se sente quando é ofendido? Somos humanos, e como bons humanos, temos diversas reações: alguns se defendem a sua maneira, outros preferem se calar, e a grande minoria resolve lembrar que isso não acontece só consigo: acontece a toda hora. Com pessoas com boa autoestima. Com pessoas deprimidas. Com adultos, idosos. E crianças. Os alvos mais vulneráveis e inocentes, que sequer entendem o que se passa e muitas vezes, nem ao menos sabem como se defender. O que me chamou a atenção nesse vídeo não foi o tamanho da apresentadora, não foi o e-mail extremamente ofensivo por ela recebido, muito menos os comentários que se seguem logo abaixo. O que realmente me surpreendeu foi que, ao ser ofendida, a apresentadora não pensou em apenas defender-se e insultar aquele homem da mesma maneira que ele a ofendeu. Ela fez mais: ela foi humana.

Enquanto muitos de nós provavelmente nos chatearíamos e iríamos querer responder à altura, ela foi sutil e lembrou-se dos casos que muitos se omitem diante. Você tem ideia de quantas crianças voltam para casa em prantos depois de um dia difícil na escola? É claro que não, afinal são incontáveis. São situações que vêm se tornando comum dia após dia, de uma maneira alarmante. Pequenos indefesos têm sua autoestima abalada desde crianças e muitos crescem traumatizados. No futuro, a geração que não soube educar suas crianças, ficará alarmada com o grande número de suicídios ou ataques violentos às escolas, faculdades e até salas de cinema, tudo causa de uma infância traumatizante.

O bullying não é algo novo. Porém, com as novas tecnologias ele se expande, trazendo à tona situações que fogem do controle, como a que Jennifer passou. Assim como ela, não devemos ficar calados diante desse tipo de atitude. Consentir só fará esse comportamento se disseminar. É preciso alertar, afinal, muitas crianças ficam caladas quando se encontram nessa situação, pois não sabem como agir. Por isso nunca é demais ressaltar, respeitar e, principalmente, educar. Especialistas procuram os mais diversos tipos de soluções para que o bullying seja evitado, mas não adianta. Nada substitui os valores de uma boa educação em casa.

4 comentários:

  1. Concordo, todos nós devemos estar livres da censura, toda crítica construtiva deve ser embasada, como no caso da jornalista, pois temos a liberdade de expressão;

    ResponderExcluir
  2. Atitude no mínimo admirável! ...e vc tem razão: "Nada substitui os valores de uma boa educação em casa."

    ResponderExcluir
  3. Sempre que penso no bullying e no que ele tem causado na vida de muitas pessoas, penso como podem pessoas serem tão crués de deixarem que seus conteúdos podres e defeituosos pesarem sobre a vida de muita gente. Não consigo entender como essas pessoas se preenchem de tanta maldade. Mas, enquanto, eu preciso me posicionar e não ficar calada, porque quem cala também é agressor. Temos que nos por a frente pra levar uma mensagem e acima de tudo, atitude que mudem essa história.

    Acompanhando você.
    Quando der, faz uma visita:
    http://www.borboletra.com/

    ResponderExcluir

Elementares