terça-feira, fevereiro 03, 2015

Vacas Paradas


Está no inconsciente de cada um que a adolescência é a fase da rebeldia e dos questionamentos. Já dizia Che Guevara que "Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética". Esses revolucionários por natureza buscam todos os dias um objetivo pelo qual lutar, seja este sair da cama e ir estudar ou tentar mudar o mundo. Há jovens que lutam pra ficarem musculosos e se aceitarem diante dos demais. Outros lutam pra se sustentar fora de casa enquanto estudam. Alguns simplesmente revolucionam as próprias ideias que ecoam em suas mentes e preferem que o mundo não saiba disso. Mas o tipo de jovem que me atrai é aquele que não se contenta com educação precária ou com políticos sem escrúpulos.

Dia desses peguei um táxi pra ir até o outro lado da cidade. Mal abri a porta e o taxista foi me avisando: “você vai chegar atrasada, não importa pra onde esteja indo”. Eu já sabia disso. Não era nenhuma novidade estar atrasada e querer pegar um táxi pra amenizar. Fomos escutando rádio e falando sobre o tempo, conversas de meio de transporte. Eis que um engarrafamento imenso nos para no meio do caminho. Virei pra ele e perguntei “era a isso que o senhor se referia?” e ele assentiu com a cabeça.

A nossa “vaca no meio da estrada”, assim como ele caracterizou, era uma passeata na qual ecoavam as vozes eufóricas gritando “o estudante quer, a região precisa”. Jovens que foram às ruas pedir a vinda de uma universidade federal para a cidade, pois não suportavam pagar um absurdo para obter a educação que é sua por direito. Ficamos aproximadamente 15 minutos parados em silêncio, até que o taxista bateu a mão cheia de anéis no volante e gritou: “Esses adolescentes pensam que o mundo é deles! Ninguém precisa trabalhar nem sustentar a família. Pode ficar fazendo gritinho aí o dia todo que a gente não se importa. Adoro ver o showzinho de vocês” E quem estava atrasada era eu.

Nesse momento decidi ficar em silêncio para absorver o pensamento pequeno daquele homem que mordia um palito de dentes.  É por causa de opiniões desse tipo que muitos jovens têm medo de se impor e prefere ter o cérebro cheio de vento ao invés de dar a cara a tapa. Um dia todo jovem perde a força pra lutar, deixa de ver esperança no mundo e fica assim, amargo como esse homem. Mas enquanto temos todo o tempo do mundo, precisamos melhorar esse mundo, para assim aproveitar melhor o nosso tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elementares